“Ao entrarmos no conhecimento dos mestres ascensos, nos despertamos à definição da Senda. A senda que nos leva de volta à Fonte, pode ser trilhada em sete raios da Consciência Crística, que surgem da luz branca. Os sete raios coloridos são a divisão natural da pura luz branca, que emana do coração de Deus, à medida em que ela desce através do prisma da manifestação, e forma as subdivisões da integridade do Cristo. Independentemente das suas cores, todas as chamas tem um núcleo de fogo branco, que encarna todos os atributos de Deus e que, pode ser invocado por aqueles que desejam expandir a Consciência Crística.

Os sete raios apresentam sete sendas à Cristicidade individual ou pessoal. Os sete mestres atingiram a mestria da identidade, caminhando por essas sendas, que definem os arquétipos da Cristicidade. Os sete mestres tem o título de chohans dos raios, que significa, senhores dos sete raios. Chohan é o termo sânscrito que significa, senhor, e senhor equivale à lei; consequentemente, o chohan é a ação da lei do raio.

Ser um chohan em um dos sete raios significa que este mestre define a lei daquele raio; através dele, tal energia do Cristo e de Deus flui para a humanidade, para todos que estão evoluindo naquela determinada senda.” ”

El Morya

El Morya, Chohan do primeiro raio da Vontade Divina, representa os atributos divinos da coragem, certeza, poder, franqueza, auto-confiança, confiabilidade, fé e iniciativa.

Senhor Lanto

O Senhor Lanto, Chohan do segundo raio amarelo da iluminação, preocupa-se com a educação do coração e da iluminação dos jovens do mundo.

Paulo, o Veneziano

Paulo Veneziano, Chohan do terceiro raio do amor divino, da chama rosa, patrocina a cultura dos mestres ascensos para esta era, e trabalha com todos que desejam manifestar essa cultura nas artes.

Serápis Bey

Serápis Bey, Chohan do quarto raio da ascensão, assiste os seus alunos na auto-disciplina dos quatro corpos inferiores, uma necessidade para a ascensão.

Hilarion

Hilarion, Chohan do Quinto raio verde da saúde, precipitação e verdade, nos ensina sobre a relação entre a ciência e a religião, sendo as duas, aspectos do raio verde da Verdade.

Mestra Nada

A Mestra Nada, Chohan do sexto raio do ministério, serviço e da paz, está muito envolvida com a iniciação e patrocínio das chamas gêmeas e da família da Era de Aquário.

Saint Germain

Saint Germain, o Chohan do sétimo raio da Liberdade, misericórdia, transmutação e ritual, mantem um cargo importantíssimo como Hierarca da Era de Aquário, ensinando buscadores da ciência da alquimía divina e da transmutação.

Maha Chohan

O Maha Chohan representa o Espírito Santo, e aquele que mantem este cargo na hierarquia, representa o Espírito Santo para as evoluções deste planeta e para o reino elemental.